ago 242014

Secretaria da Mulher lança projeto Maria da Penha vai à escola no DF

artigo cedaw

R7 – O projeto Maria da Penha vai à Escola levará aos alunos da rede pública do Distrito Federal (DF) conhecimento e sensibilização dos temas ligados à Lei Maria da Penha, que combate a violência contra as mulheres. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria da Mulher, com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Distrito Federal e a Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia. O programa dará formação complementar sobre questões de gênero para alunos, professores, orientadores e diretores da rede básica de ensino, conforme prevê a Resolução nº 1/2012, do Conselho de Educação do DF.

(Divulgação / GDF)

(Foto: Divulgação / GDF)

Segundo estimativa dos coordenadores do projeto, nesta primeira etapa, o programa deverá capacitar todos os 126 orientadores da Regional de Ensino de Ceilândia (DF). As atividades terão início em 12 de setembro e se estenderão ao longo do segundo semestre letivo.

Os estudantes serão orientados sobre os direitos das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e sobre como fazer os encaminhamentos no caso de consumada a agressão. A formação será realizada em encontros de quatro horas de duração e os conteúdos serão ministrados por servidores da Secretaria da Mulher, promotores, juízes e defensores. A secretária da Mulher, Valesca Leão, afirma que o enfrentamento à violência contra a mulher funciona melhor de forma conjunta.

— É uma ação integrada com objetivo educativo e preventivo. Acreditamos que os orientadores poderão informar e esclarecer dúvidas não só dos estudantes como também dos próprios educadores.

Para a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Sandra Di Croce Patrício, a parceria é importante para eliminar conteúdos sexistas e discriminatórios e promover a inserção de componentes curriculares de educação para a equidade de gênero.

— Além disso, a atividade irá reforçar o papel do Estado, da escola e da sociedade na construção de uma cultura de equidade de gênero e de respeito à diversidade.

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*



Monitoramento CEDAW - Ação Permanente
Endereço: Rua General Andrade Neves, 159, sala 85, 8º andar Centro Histórico, Porto Alegre, RS, CEP: 90010-210