out 032014

MPE do PI e SITRICOM se unem para combater violência contra a mulher

 

Artigo 1

 

 

180 graus – Na manhã da quarta (01/10), foi firmada uma parceria entre o NUPEVID (Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar) e o SITRICOM (Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção e do Mobiliário do Médio Parnaíba) a fim de realizar mais um trabalho de combate e prevenção à violência contra a mulher.

constr piSegundo dados da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Piauí, do ano de 2012, o maior índice de homens que agridem a mulher está entre os trabalhadores da construção civil. Para mudar esse quadro, a Promotora Maria do Amparo, Coordenadora do NUPEVID, convidou o representante do SITRICOM, José Gomes, para formalizarem a parceria com assinatura do Termo de Cooperação Técnica. O objetivo é levar o Ministério Público também aos canteiros de obras para instruir e sensibilizar os profissionais dessa área.

Os dados sobre a violência contra a mulher são alarmantes. Segundo dados do Instituto Sangari, de 1996 a 2010, as taxas de assassinatos de mulheres permanecem estabilizadas, em torno de 4,5 homicídios para cada 100 mil mulheres; e, em 51,6% dos atendimentos, foi registrada reincidência no exercício da violência contra a mulher. Com esse acordo com o SITRICOM, o Ministério Público quer combater, justamente, essa reincidência – com uma equipe preparada visitando periodicamente os locais de construção.

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*



Monitoramento CEDAW - Ação Permanente
Endereço: Rua General Andrade Neves, 159, sala 85, 8º andar Centro Histórico, Porto Alegre, RS, CEP: 90010-210