jul 022014

Governo do RJ lança projeto para combater violência contra a mulher

artigo cedaw

Ascom da Secretaria de Governo do RJ – O governo lança, nesta quinta-feira (3/7), um programa inovador de alerta e auxílio a mulheres vítimas de violência: o Via Lilás. Em parceria com a SuperVia e o Banco Mundial (BID), o Estado investirá em iniciativas nas estações de trem da SuperVia e em áreas de entorno para alertar e capacitar mulheres que sofreram com a criminalidade, principalmente a doméstica.

O Via Lilás está sustentado em três pilares básicos: criação de espaços para promoção da autonomia e da ampliação do poder das mulheres, instalação de espaços de informação e orientação sobre a violência contra a mulher, direitos e os serviços especializados, além da integração, ampliação e fortalecimento do atendimento interdisciplinar a quem está em situação de violência.

O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos prevê investimentos de US$ 15 milhões, financiados pela instituição estrangeira. A ideia é contar, ainda, com apoio importante dos municípios localizados na área de abrangência do Via Lilás.

Estão previstos informativos, cursos, ações culturais e implantação de creches para os filhos das mulheres envolvidas com o projeto. A iniciativa assegura, ainda, o fortalecimento de estruturas de atendimento a vítimas de criminalidade.

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*



Monitoramento CEDAW - Ação Permanente
Endereço: Rua General Andrade Neves, 159, sala 85, 8º andar Centro Histórico, Porto Alegre, RS, CEP: 90010-210