jun 182014

Fórum Nacional para Combater o Tráfico de Pessoas é criado

Artigo 1

Diário do Poder – O Diário de Justiça Eletrônico publicou nesta terça-feira (17/6) a Resolução 197 do Conselho Nacional de Justiça, que cria FONATRAPE. O objetivo é aprimorar o sistema judicial no combate ao tráfico de pessoas. A partir de agora, o monitoramento e efetividade das demandas relacionadas ao assunto passará a ser feito por um Fórum Nacional.

O FONATRAPE irá realizar o levantamento dos inquérito e ações judiciais que tratem do tráfico de pessoas, monitorar o andamento e a solução das ações judiciais por Tribunal e propor medidas concretas e normativas para o aperfeiçoamento de procedimentos e o reforço à efetividade dos processos judiciais, incluindo a implantação e modernização de rotinas, organização, especialização e estruturação dos órgãos competentes de atuação do Poder Judiciário.

Um levantamento feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2013, indicou a existência de 573 processos em tramitação nas Justiças Estaduais e Federais relacionados ao tráfico de pessoas, além de outras ações que tramitam na Justiça do Trabalho referentes à exploração de pessoas em condições análogas às de escravo ou assemelhadas.

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*



Monitoramento CEDAW - Ação Permanente
Endereço: Rua General Andrade Neves, 159, sala 85, 8º andar Centro Histórico, Porto Alegre, RS, CEP: 90010-210