nov 232015

Curso inédito na EDAP visa diminuir a violência contra a mulher

artigo-cedawDa Redação – Em parceria com o Setor de Mediação de Conflitos da Secretaria de Defesa Social, no mês de dezembro a EDAP (Escola Diadema de Administração Pública) terá a sua primeira turma do curso básico de “Gênero e Masculinidades”. O objetivo central é criar um espaço preventivo, educativo e reflexivo em combate a violência contra a mulher. As aulas serão realizadas em dois encontros nos dias 1 e 3 de dezembro e estarão voltadas para os servidores municipais.

Segundo o coordenador da EDAP, Sérgio Mano, os funcionários que estiverem participando do curso poderão desenvolver relações baseadas no diálogo, no respeito e, principalmente, na convivência harmoniosa entre homens e mulheres. “Essa qualificação contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional do servidor público municipal, além de ser tema atual, contribuindo para o combate à violência contra as mulheres” diz.

Os principais temas abordados tratarão de gênero e sexualidade, machismo voltado contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos e LGBTs, violências cometidas por homens, reflexões sobre divisão de trabalho e qualidades entre os gêneros. Ao final do curso, os servidores participantes farão uma avaliação de todo o conteúdo e metodologia utilizada e, em seguida, receberão um certificado pela qualificação.

A expectativa é que sejam formados 25 alunos por turma e que as reflexões e discussões propostas contribuam para o fortalecimento do respeito para as diversidades e humanidade entre as relações

O mediador de conflitos da Secretaria de Defesa Social, Reginaldo Bombini, destaca os benefícios que esta qualificação trará para o atendimento aos munícipes. “A população de Diadema poderá contar com servidores que irão refletir sobre o seu papel de gênero na sociedade, de maneira que possam se relacionar com as mulheres e outras expressões de masculinidades sem reproduzir preconceitos, discriminações e violências tão presentes em nossa sociedade”, explica.

As inscrições para o curso estarão abertas até um dia antes do início das aulas, ou até que se esgotem o limite de vagas e devem ser realizadas pelo site da EDAP, disponibilizado no link: http://goo.gl/RojZ0y .

Sobre a EDAP: A Escola Diadema de Administração Pública (Edap) é ligada à Secretaria de Gestão de Pessoas e se constitui na formação, capacitação e desenvolvimento continuado dos servidores municipais. O curso básico de “Gêneros e Masculinidades” é um desdobramento da parceria iniciada com o Curso Básico de Mediação de Conflitos, realizado no mês de outubro e que teve grande aceitação.

Campanha do Laço Branco: Homens pelo fim da violência: O curso Básico de Gênero e Masculinidades atende também à uma das propostas da Campanha do Laço Branco, que teve início no mês de novembro, em Diadema. Além do curso para os servidores, a campanha também promove o combate à violência contra a mulher, por meio de ações e atividades voltadas para jovens da Fundação Casa de Diadema, guarda civil municipal, educadores e munícipes. A Campanha do Laço Branco será estendida até o dia 11 de dezembro com a realização de uma palestra aberta para todos os públicos.

Serviço – Escola Diadema de Administração Pública (EDAP), à Rua Oriente Monti, 28, 1º Andar, Jardim do Parque, Diadema/SP, CEP: 09910-250. Tel: (11) 4053-5246/5249.

Fonte: Clique ABC, publicado em 18 de novembro de 2015.

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*



Monitoramento CEDAW - Ação Permanente
Endereço: Rua General Andrade Neves, 159, sala 85, 8º andar Centro Histórico, Porto Alegre, RS, CEP: 90010-210