jun 092015

Centro de Referência da Mulher de Canoas recebe visita da ministra – 22 de maio de 2015

 ministra canoas

Artigo 2

Ministra Eleonora Menicucci no CRM em Canoas (RS). Foto: Adriana Rodrigues

Por SPM-PR: O Centro de Referência para Mulheres Vítimas de Violência Patrícia Esber (CRM), em Canoas (RS), recebe mulheres que necessitam de informações, orientações ou encaminhamentos para a rede de atendimento à mulheres em situação de violência, de acordo com a Lei Maria da Penha. A entidade é mantida pela prefeitura de Canoas em parceria com a ONG Coletivo Feminino Plural.

Ao conhecer a experiência do município, a Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da Republica (SPM/PR), Eleonora Menicucci, elogiou a ação: “Esse centro acolhedor cuida e liberta as mulheres do ciclo de violência e as transforma em protagonistas de suas próprias histórias”, ressaltando que “quem não denuncia é cúmplice da violência”.

A tolerância zero do governo federal à violência contra a mulher foi frisada pela ministra, que citou trecho da carta da presidente da Republica Dilma Rousseff, lida nesta quarta-feira (20), em São Paulo, durante o 1º Seminário Internacional Cultura da Violência contra as Mulheres: “ Jamais recuarei um milímetro da decisão de impor tolerância zero à violência contra a mulher”.

Em seu discurso, a ministra falou da implantação de Casas da Mulher Brasileira, local de atendimento humanizado às mulheres, no qual integra no mesmo espaço serviços especializados para os mais diversos tipos e violência contra as mulheres. Será construída uma Casa em cada capital, sendo que a primeira já está em funcionamento em Campo Grande e a próxima a ser inaugurada será a de Brasília.

Eleonora Menicucci também citou os avanços na legislação brasileira para o enfrentamento à violência contra a Mulher, no qual fortaleceu a Lei Maria da Penha com a sanção da Lei do Feminicídio e coloca o Brasil entre os 16 países da América Latina e do Caribe a tipificar este crime como hediondo.

A ministra foi recebida em Canoas pelo prefeito Jairo Jorge, a vice-prefeita Beth Colombo e a diretora da Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres, Lurdes Santin. O prefeito relatou que o Centro foi inaugurado em 27 de setembro de 2011, contabilizando mais de 1,7 mil atendimentos a mulheres vítimas de violência. Segundo Jairo Jorge, o CRM e toda a estrutura do município ao atendimento a essas mulheres oferecem dignidade. “Temos que empoderar e fortalecer essas mulheres para que o silêncio não seja a resposta para essa violência”, declarou.

Da SPM acompanharam a ministra a secretária de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Aline Yamamoto, e a coordenadora de Autonomia Econômica, Simone Schaffer. Também participaram do evento a deputada federal Maria do Rosário, representando a Câmara dos Deputados, o deputado estadual Edegar Pretto, representando a Frente Parlamentar dos Homens pelo fim da Violência contra a Mulher, a coordenadora da ONG Feminino Coletivo Plural Télia Negrão, a coordenadora do CRM, Patrícia Esber, e Renata Jardim, entre outras autoridades e representantes de entidades e da comunidade.

Fonte: SPM-PR, publicado em 23 de maio de 2015.

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*



Monitoramento CEDAW - Ação Permanente
Endereço: Rua General Andrade Neves, 159, sala 85, 8º andar Centro Histórico, Porto Alegre, RS, CEP: 90010-210