dez 202014

Amapá registra média de 40 casos por dia de violência contra a mulher

Artigo 1

 

Michele Moreira/EBC – Os números assustam. Uma média de 40 denúncias de agressões contra a mulher são registradas por dia no Amapá. Já são quase oito mil ocorrências de janeiro a dezembro deste ano. Os dados são do levantamento realizado pela Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher.

O crime mais recorrente é a ameaça psicológica. Quase três mil mulheres registraram ocorrência contra este tipo de delito. Já os estupros somam 93 casos e sete tentativas.
Os números se aproximam do que foi observado em 2013. Ano passado, foram registradas mais de 10 mil ocorrências de crimes contra a mulher. Os estupros somaram 103 casos e cinco tentativas.

De acordo com a delegada plantonista da unidade, Andreza dos Santos, a diminuição de quase três mil ocorrências de 2013 para 2014 não pode ser considerada real. Somente este ano, os delitos passaram a ser classificados como crimes de gênero. Ela ressalta a importância da mulher denunciar o agressor.

As mulheres que queiram denunciar devem ligar no 190 ou podem ir à Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher, localizada na rua Rio Juruá, 1.610.

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*



Monitoramento CEDAW - Ação Permanente
Endereço: Rua General Andrade Neves, 159, sala 85, 8º andar Centro Histórico, Porto Alegre, RS, CEP: 90010-210