jan 192014

98 mulheres foram estupradas na PB em 2013; homicídio por violência doméstica cai 30%

Artigo 1

Wagner Mariano/Paraíba.com.br- Segundo dados da organização não governamental (ONG) Centro da Mulher 8 de Março, em 2012, o número de vítimas de homicídio por violência doméstica na Paraíba chegou a 50 mulheres, já em 2013, cerca de 35 mulheres foram vítimas, uma redução de 30% em comparação com o ano anterior.

 violencia-contra-a-mulherDe acordo com a coordenadora geral do Centro, Irene Marinheiro, “em 2013 foram registrados 98 estupros contra mulheres, crianças e adolescentes, cerca de 26 mulheres foram mortas por envolvimento com o tráfego de drogas e 40 mulheres foram vítimas de agressões físicas,” completou Irene.

Irene comemorou a implantação pelo governo do Estado de uma unidade móvel para atender as mulheres da zona rural no interior do Estado. A unidade é composta por equipes de médicos, enfermeiras, psicólogos, advogados. “É um política nacional e foi implantada no fim do ano passado”, explicou Irene.

Para que aconteça a redução nos números de homicídios, Irene reivindica a ampliação das delegacias com horários de funcionamento mais largos.

“Estamos reivindicando que as nove delegacias em João Pessoa funcionem aos sábados, domingos e feriados e que sejam implantadas delegacias em Monteiro, Pombal e Catolé do Rocha. Porque as mulheres têm dificuldade para denunciar,” afirmou Irene. Segundo ela, uma mulher de Monteiro precisou fazer uma denúncia e teve que se deslocar de Monteiro para Campina Grande.

 “Estamos na luta. Fazendo acolhimento e trabalho nas comunidades e conscientizando as mulheres para que elas possam denunciar. Esperamos que a violência contra a mulher reduza no estado em 2014,” ressaltou Irene.

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*



Monitoramento CEDAW - Ação Permanente
Endereço: Rua General Andrade Neves, 159, sala 85, 8º andar Centro Histórico, Porto Alegre, RS, CEP: 90010-210