CEDAW

LUGAR DE CRIANÇA: A SOCIEDADE CIVIL E O DIREITO A CRECHE – O reconhecimento do atendimento em creches como um direito educacional das crianças brasileiras foi uma conquista da mobilização da sociedade civil, em especial das mulheres, que nos anos 1980 foram à luta organizando unidades de atendimento e cobrando o Poder Público. Um pouco dessa história está neste mini-documentário dirigido pela jornalista Eliza Capai, que retrata, por meio de depoimentos de mulheres protagonistas desta luta, a história de três Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que oferecem serviço de creche em comunidades da periferia de São Paulo.

FEIRA DE BOAS PRÁTICAS NO COMBATE AO TRÁFICO DE PESSOAS – Quinze práticas de enfrentamento ao tráfico de pessoas foram selecionadas para a feira nacional realizada pela Secretaria Nacional de Justiça em parceria com o escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) durante a Conferência Nacional para Migrações e Refúgio. Três delas receberam o prêmio Simone Borges.

MUJERES BRASILEÑAS: Del icono mediático a la realidad – Producción de Pueblos Revista de Información y Debate y Paz con Dignidad. Apoyo: Agencia Vasca de Cooperación al Desarrollo. (2014)

PROGRAMA DIRETO AO PONTO – entrevista com a professora Márcia Estela Marcia Rondina Scandola sobre tráfico de pessoas, exploração sexual, migração e o modelo sócio-econômico para a TV FATHEL (Brasil, 2014).

TRÁFICO DE SERES HUMANOS – Vídeo mostra vítimas que acabam, não raro, penalizadas em vez de protegidas. A partir do exemplo da Itália, especialista explica como combater a prática e garantir os direitos das pessoas afetadas por essa indústria bilionária. (ONU Brasil, 2014).

As mulheres que transportam drogas, muitas vezes de um país para outro, são conhecidas como “mulas do tráfico”. Apesar de muitas estarem em situação de vulnerabilidade, elas são presas e condenadas como traficantes e acabam em um limbo jurídico e social que desconsidera suas trajetórias pessoais, ignorando que muitas foram vítimas do tráfico de pessoas. As peculiaridades do encarceramento feminino, e sua relação com o tráfico de drogas e o tráfico humano, é o tema deste vídeo realizado durante um debate no ITTC – Instituto Terra, Trabalho e Cidadania. (Brasil, março de 2014)

Homens falam sobre a violência contra as mulheres. Gravado em Porto Alegre (Brasil, novembro de 2013). Iniciativa do Coletivo Feminino Plural. Direção de Mirela Kruel.

Convidada do programa Opinião Pernambuco, a procuradora do Trabalho Débora Tito fala sobre o tema trabalho escravo, explicando como acontece e quais são as ações de combate à prática desenvolvidas pelo Ministério Público do Trabalho em Pernambuco. O programa foi veiculado no dia 04 de abril de 2013, na TV Universitária.

Quem Ama Abraca 2013 Clipe Pop/Funk (novembro de 2013) – Realizado pela REDEH e pelo IMM, em parceria com o Instituto Avon, a Secretaria de Políticas para as Mulheres/PR e apoio da Fundação Ford, com música de Gabriel Moura e Rogê, arranjo e direção musical de Umberto Tavares e Mãozinha, coreografia de Daniel Lourenço e direção de Thiago Calviño. Os artistas generosamente doaram a sua voz e o seu talento à Campanha: Anitta, Buchecha, Flora Matos, Gabriel o Pensador, MC Leozinho, MC Ludmilla, MC Marcinho, Negra Li e Tico Santa Cruz.

Quem Ama Abraca 2013 Clipe Kids (novembro de 2013) – Realizado pela REDEH e pelo IMM, em parceria com o Instituto Avon, a Secretaria de Políticas para as Mulheres/PR e apoio da Fundação Ford, com música de Gabriel Moura e Rogê, direção musical de Leila Pinheiro, arranjo de Sacha Amback, animação de Marcelo Merola e direção de Lou Antonioli e José Antonio Medeiros.

Asia Safe Abortion Partnership (ASAP)’s new animated film introduces the character of Ms.A, an Asian woman seeking abortions. Her struggle against the social and legal barriers to safe abortion reflects those of several women in South Asia, South East Asia and the Middle East. Her victories are those of a movement for social justice that has been sweeping across the continent.(november, 2013)

25 de Noviembre: “Día Internacional para la Eliminación de la Violencia hacia las Mujeres”, vídeo producido por la Red Feminista de Gran Canaria, España (noviembre de 2013).

Campaña dirigida a toda la población andaluza con el objetivo de concienciar sobre la necesidad de luchar contra este problema social, lleva el lema “Te mereces una vida mejor”, bajo el cual se pretende lanzar un mensaje directo a las víctimas y animarles a salir del círculo de la violencia para recuperar sus vidas. Para ello, a través de mensajes positivos y entornos cotidianos, la campaña transmite a las víctimas la red de apoyo técnico, especializado y humano que está a su disposición y ante el que puede solicitar ayuda (2013).

Rita Eliane Slaifer (51 anos), Jaqueline Oliveira (34 anos) e Helena Fernandes (60 anos) venceram o câncer de mama e levam uma vida normal atualmente. Todas foram atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Neste vídeo, contam como foi receber o diagnóstico, fazer o tratamento e alcançar a superação.  Capítulo 1, disponível no canal oficial do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (outubro de 2013).

Campanha contra o Tráfico de Seres Humanos (Portugal, 2013): “Não deixe que o tráfico humano escreva seu destino”. Organizada pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Gênero  da Presidência do Conselho de Ministros  da Conferência Intergovernamental da Europa (CIG).

El día 16 de octubre de 2013 las redes CIFCA y Grupo Sur y la Fundación Böll lanzaron una campaña que busca visibilizar el fenómeno del Feminicidio en América Latina y Europa, acabar con la impunidad que lo acompaña y exigir responsabilidades a los gobiernos para que: ratifiquen y cumplan los convenios internacionales, formulen políticas que protejan los derechos de las mujeres y garanticen el acceso a una justicia efectiva.

O Programa Documentação apresenta o Documentário “CANTO DE CICATRIZ”, de LAÍS CHAFFE, que trata do Abuso e da Exploração Sexual Comercial de Meninas. TV NBR – 21/04/2013.

Indigenous Women’s Rights (from Asia Indigenous Peoples Pact) This 4-minute animation video outlines the recommendations from CEDAW and UNDRIP (UN Declaration on the Rights of Indigenous Peoples) particularly on indigenous women.

Indigenous Women’s Rights from Asia Indigenous Peoples Pact on Vimeo.

28 de setembro – Dia Global de Ação pelo Acesso ao Aborto Legal e Seguro:campanha da Rede Global de Mulheres pelos Direitos Reprodutivos (Wowen’s Global Network for Reproductive Rights).

Argentina: curta dirigido por Marcela Suppicich sobre o tráfico de pessoas.

Amsterdã: campanha contra o tráfico de mulheres.

Portugal: Campanha “Coração Azul” contra o Tráfico Humano

Iniciativa Global da ONU contra o Tráfico de Pessoas: campanha para aumentar a consciência sobre esse problema e reduzir a ideia de que o tráfico humano não faz parte da realidade de brasileiros.

Campanha Coração Azul contra o Tráfico de Pessoas:com o slogan “Liberdade não se compra. Dignidade não se Vende. Denuncie o Trafico de Pessoas”, a campanha incentiva a mobilização contra esse crime. Filme produzido pela Rede Globo.|http://www.youtube.com/watch?v=KOuBDkNCoKs

Maria da Penha – Um Caso de Litígio Internacional: Em 1998, CLADEM, CEJIL e Maria da Penha iniciaram uma luta para que a violência doméstica fosse tratada como uma questão de violação de direitos humanos.

Campanha Mulheres e Direitos: resultado de uma parceria entre a UNAIDS, União Europeia, UNFPA e ONU Mulheres.

CurtaDoc:  espaço dedicado a documentários latino-americanos. Entre outros temas, aborda Diversidade Sexual, Mulher, Direitos Humanos.

Anjos do Sol: em uma pequena cidade no interior nordestino, uma menina de 12 anos é vendida pelos pais e forçada a trabalhar como prostituta em um garimpo. Longa-metragem do cineasta brasileiro Rudi Lagemman baseado em fatos reais.

Masas: No Peru, a ONG Capital Humano e Social Alternativo apresenta este documentário que relata a história de seis asháninkas que foram vítimas de tráfico de pessoas.

Jóvenes Bolivianas son esclavizadas en Brasil (mayo, 2012) – Tomando el caso de Ana, una joven de 16 años, la red PAT hizo el seguimiento a las redes de traficantes de personas que reclutan jovencitas menores de edad, ofreciendo jugosos sueldos, habitación y mejores condiciones de vida en Sao Paulo Brasil. Éstas terminan siendo esclavizadas y encerradas en condiciones inhumanas.

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*



Monitoramento CEDAW - Ação Permanente
Endereço: Rua General Andrade Neves, 159, sala 85, 8º andar Centro Histórico, Porto Alegre, RS, CEP: 90010-210